sexta-feira, 24 de abril de 2009

Picadinho ao creme de cerveja preta

Engraçado como acabamos fazendo sempre as mesmas receitas. O pior de tudo é que minha família tem a mania de colecionar receitas, mas sempre comemos as mesmas coisas, com o mesmo tempero, feito da mesma maneira e a coleção de receitas nunca testadas só aumenta. Mas hoje, decidi dar uma variada. Como cerveja amolece carne e eu tinha uma garrafa de cerveja preta fazendo aniversário na geladeira e uma carninha congelada a tempos, resolvi juntar os dois para ver no que dava. E sabe que ficou muito bom! Fiquei até impressionada com o resultado.
Se você não tiver muita habilidade na cozinha e estiver querendo agradar alguém, eu recomendo tentar essa receita, porque é facílima e deliciosa. Não tem erro! Você só não vai agradar se o seu convidado for vegetariano...
E quem sabe você também não capricha na sobremesa? Eu recomendo a receita de manjar de coco com calda de ameixas pretas que já postei aqui. Muito fácil e vai causar impacto. As pessoas vão achar que você é um super chef de cozinha, vai por mim. Só não se esqueça de me contar tudo depois, tá?

Picadinho ao Creme de Cerveja Preta
3 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de óleo
500g de alcatra cortada em cubos pequenos
1 cebola picada
Sal e pimenta-do-reino a gosto
300ml de cerveja preta
200g de creme de leite
Cebolinha picada

Aqueça uma frigideira e coloque o óleo e a manteiga. Quando a manteiga derreter, acrescente a cebola e refogue até que amoleça e fique transparente. Junte a carne e frite bem. Tempere com o sal e a pimenta. Acrescente a cerveja preta e cozinhe até que o líquido seja reduzido pela metade. Despeje o creme de leite e cozinhe por mais 5 minutos. Finalize com a cebolinha e sirva acompanhado de arroz branco e uma saladinha verde.
Obs: Se a carne estiver muito dura, depois de colocar a cerveja cozinhe na panela de pressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário